Pular para o conteúdo

Da Universidade em Campinas ao Empreendedorismo na Califórnia

Aqui é o lugar > Blog > Conhecimento > Da Universidade em Campinas ao Empreendedorismo na Califórnia

Andrius Henrique Sperque - Founding Team Member & Head of Technology na Youcanevent.com, empresa americana sediada na Califórnia. Youcanevent é um Marketplace Online no qual empresas podem realizar a contratação de serviços de forma rápida e simples para seus eventos.

Da Universidade em Campinas ao Empreendedorismo na Califórnia

 

Na universidade, qualquer aluno da área de computação começa muito cedo a ouvir histórias de sucesso do Vale do Silício, principalmente através da literatura técnica. Comigo não foi diferente, logo comecei a pensar em fazer uma viagem com um estilo exploratório na região, mas ainda faltavam alguns anos para eu me formar e não tinha condições financeiras. Nessa fase, eu estava mais interessado em trabalhar para grandes empresas, como a IBM, Intel e Microsoft.

 

Em 2011, comecei a estagiar na CI&T, em Campinas, uma empresa que possui uma forte cultura empreendedora e de inovação. Lá, fui apresentado para um grupo de pessoas que conversavam sobre startups durante o almoço, e logo percebi que eram pessoas diferenciadas, pessoas que queriam evoluir rapidamente em todos os sentidos. Foram muitas conversas, reuniões no café local e ideias compartilhadas. Hoje, isso me faz pensar que uma jornada empreendedora começa pelas influências recebidas de pessoas que admiramos e estão ao nosso redor.

 

Minha jornada como empreendedor, teve início na empresa privada, aprendendo a trabalhar em equipe para atingir objetivos. Ainda na CI&T, aprendi muito com projetos de clientes como a DIVx, Honda, Monsanto e GTV.

 

Como disse, mesmo com a fagulha no peito de querer ter meu próprio negócio e com a inquietude de quem quer mudanças, ainda sonhava em trabalhar para uma empresa grande e global, e que impactasse milhões de pessoas. No ano de 2014, tive a oportunidade de ingressar no SIDI (Samsung Instituto para o Desenvolvimento da Informática).

 

Após algum tempo, participei do projeto Samsung Pay, o qual já impactou milhares de utilizadores e com grande repercussão nas mídias nacional e internacional, tais como Techtudo, Techcrunch e outras.

 

O projeto me deu a percepção real do que é desenvolver um negócio com alta magnitude e em escala global. Esse era o ingrediente que faltava para a minha próxima aventura. Passei então a procurar por grupos de empreendedores no Vale do Silício para fazer networking e quartos em San Francisco. Logo conheci o Antonio Trincão, um dos fundadores e CEO da Youcanevent.com. Outro grande aprendizado que tiro é: expanda sua rede e se abra para novas oportunidades.

 

Desde que o conheci, fiquei intrigado com a visão da empresa de poder conectar o mundo através de eventos e tornar a criação deles mais simples em qualquer parte do mundo. E foi com base no espírito de aventura e uma pitada de positividade, que decidi viajar para o Vale do Silício e passar um tempo com o Antonio, no que seriam minhas férias permanentes do SIDI e seria uma das decisões mais importantes da minha vida.

 

Pronto, cheguei à Califórnia, e definitivamente não estava preparado para o ecossistema de lá. Um ambiente energético, focado, veloz e com pessoas novas e experiências. Como lidar com os novos desafios? A resposta foi espelhar-me nos melhores empreendedores. Eles buscam ter os melhores hábitos, tais como: boa alimentação, fazer um esporte, preparar a agenda, fazer meditação, buscar claridade mental, gerar energia interna e outros.

 

Quando me tornei Head of Technology na Youcanevent, recebemos o convite para participar como Empreendedores em Residência na sede global da Eventbrite, uma das maiores plataformas de venda de bilhetes do mundo, permitindo um contato direto com startups da dimensão do Airbnb, Uber ou mesmo Dropbox. Aprendi aqui que parcerias são essenciais, geram o chamado momentum para sua empresa e podem ser vitais para escalar um negócio.

 

Depois disso, estivemos incubados na River Studios, uma aceleradora e incubadora líder em realidade virtual, recebemos sessões de mentoria de nossos advisors, um deles ex-Chief Futurist da Cisco, recebemos investimentos, e servimos como advisors para o programa de marketplace da Square, Inc.

 

A grande magia do Vale é que quando você “entra na rede de empreendedorismo local” passa a conhecer líderes de startups globais e a aprender como eles fizeram para crescer globalmente.

 

Portanto, para qualquer empreendedor brasileiro interessado em vir para o Vale, o meu conselho é: tenha um objetivo em mente e esteja muito disposto a aprender e fazer networking.

 

Aos interessados em saber mais, estou sempre à disposição,

Andrius Sperque.

 

Sobre o autor:

Andrius Henrique Sperque, Engenheiro de Computação pela PUC-Campinas com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

É Head of Technology na Youcanevent.com.

RGE Campinas
Postado por: RGE Campinas
Publicado em: 22/11/2018

A Rede Global do Empreendedorismo acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói no Brasil.

Você também pode gostar destes artigos

28/11/2018

VOCÊ ABRIU A SUA EMPRESA… mas seu contador disse que você precisa optar por um regime de tributação …. poxa …. mais uma decisão que você precisa tomar, claro, com ajuda […]

23/10/2018

Criada em 2011, a Méliuz é uma startup brasileira que disponibiliza cupons de desconto de lojas online gratuitamente e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras. […]

10/10/2018

QUEM SERÁ O PAI E O PADRINHO DA SUA IDEIA …… como vimos no artigo anterior, não basta existir uma ideia, você precisa formalizar essa ideia, mesmo porque, você com […]