Pular para o conteúdo

Novo Trend: o Intraempreendedor. Será o novo perfil buscado pelas empresas?

Aqui é o lugar > Blog > Intraempreendedorismo > Novo Trend: o Intraempreendedor. Será o novo perfil buscado pelas empresas?

Em meu primeiro texto  publicado no blog, mencionei os passos para conseguir empreender dentro de uma empresa. Agora, gostaria de comentar sobre este buzz que se tornou o perfil do Empreendedor dentro das companhias.

A cada feedback que recebo, vejo cada vez mais as empresas querendo desenvolver esta competência nos seus funcionários.

Mas afinal, qual é este perfil de um intraempreendedor?

Abaixo comento sobre 6 grandes características de um empreendedor corporativo.

  1. 1.Atitude de dono (Ownership)

    Quem nunca ouviu a frase “Você precisa se sentir dono do negócio”?  Esta característica traz para o colaborador o sentimento de posse, que faz com que ele esteja sempre olhando para o negócio e buscando soluções de uma maneira proativa.

  2. 2.Paixão pelo negócio

    Essa característica está totalmente atrelada ao sentimento de “dono”. Comentei sobrea paixão no primeiro artigo e novamente ela aparece. Como sempre meio “clichê”, mas faz toda a diferença. Quando se tem paixão existe uma energia e entrega muito maior.

  3. 3.Autoconfiança

    A autoconfiança é demonstrada na forma como o funcionário lida com as novidades e oportunidades no seu dia-a-dia profissional, seja com coragem ou medo. . E também na a forma como lida com as famosas frases: “Ganhar e Perder” ou “Dar e Receber”.

  4. 4.Automotivação

    A automotivação traz o engajamento do funcionário, e cativa os demais colaboradores na busca de um objetivo comum. Desta maneira é possível ter um time unido e engajado em prol de um único objetivo, sendo este um dos maiores desafios de uma companhia.

  5. 5.Inovar

    Vontade de realizar o novo. Este atributo está atrelado totalmente com a coragem, pois tudo que é novo também é incerto e ninguém sabe qual será o resultado. Mas a cultura do “Fail Fast and Learn even Faster” está crescendo muito nas companhias.

  6. 6.Trabalhar em Time 

    Ter visão de Conjunto e o entendimento de que sozinho você não chega a lugar nenhum é muito importante dentro de um ambiente corporativo, especialmente quando se tem vários stakeholders e expectativas diversas. Aqui entra também outra palavra que está sendo muito utilizada e outro atributo valorizado no mercado, que é a empatia.

Estas são características valiosas que toda empresa ou instituição hoje está buscando em seus líderes atuais e futuros.

O que podemos concluir é que realmente pessoas com espírito empreendedor dentro das empresas são um recurso muito valioso, e você saber identificar e desenvolver essas características com certeza é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

O mais novo e maior desafio é saber como desenvolver essas qualidades, e para isso outros novos temas estão surgindo, como por exemplo a Auto Liderança, o Empoderamento e o Mindfulness.

Todos esses temas se relacionam à habilidade do funcionário de se auto gerenciar, que é uma das principais características do bom empreendedor. A busca de conteúdo no auto gerenciamento com certeza é uma das chaves para quem quer desenvolver seu lado empreendedor.

 

Natália Gonçalves - Bosch

Empreendedora Corporativa

 

RGE Campinas
Postado por: RGE Campinas
Publicado em: 02/05/2018

A Rede Global do Empreendedorismo acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói no Brasil.

Você também pode gostar destes artigos

22/11/2018

Andrius Henrique Sperque – Founding Team Member & Head of Technology na Youcanevent.com, empresa americana sediada na Califórnia. Youcanevent é um Marketplace Online no qual empresas podem realizar a contratação […]

23/10/2018

Criada em 2011, a Méliuz é uma startup brasileira que disponibiliza cupons de desconto de lojas online gratuitamente e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras. […]

16/01/2018

Muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com colaboradores de perfil empreendedor – e por isso correm o constante risco de perdê-los para o mercado. Falamos neste outro artigo sobre […]