Pular para o conteúdo

O que eu sei que poderia ajudar alguém?

Aqui é o lugar > Blog > Dicas > O que eu sei que poderia ajudar alguém?

Essa é uma pergunta que nos faz pensar em como sermos mais generosos em nossa sociedade. O que sabemos pode ser de muita importância para nossa própria trajetória, mas também pode ajudar outras pessoas a seguirem suas vidas.

De que forma meu conhecimento pode ajudar?

 

Há muitas formas de ajudar as pessoas com nosso conhecimento, e a primeira delas é ensinar. Ensine o que sabe: pode ser uma simples receita, pode ser uma técnica de trabalho, até mesmo uma experiência que lhe conferiu certas habilidades durante sua vida. Se você ensinar o que sabe a alguém, estará ajudando.

 

Passe adiante. Quase sempre um ato de ajuda é bom não apenas para os outros, mas muito mais para nós mesmos.

Ajude alguém a mudar

 

Quando você faz a pergunta “o que eu sei que poderia ajudar alguém?”, muitas vezes não percebe que sua própria presença pode ser um grande auxílio para quem precisa mudar seu comportamento.

 

Auxiliar alguém em um momento de mudança interior é um grande ato de coragem e fará bem ao seu coração. Ajude alguém a parar de fumar, a tomar coragem para começar um curso, ou uma viagem; uma simples conversa pode servir de incentivo para que elas comecem.

 

Elogios são como flores. Se você viu uma qualidade em alguém, por gentileza, fale. Algumas pessoas serão breves em nossas vidas, não sabemos quanto tempo estarão conosco, portanto, por que não elogiar um modo de ser, uma qualidade única, o senso de humor, a amizade leal? O elogio pode ser um incentivo para a pessoa crescer.

Aproveite oportunidades

 

Talvez alguém precise de uma força na feira local da cidade, talvez seja possível fazer um trabalho voluntário ensinando algo que você saiba ou trabalhando habilidades que você tenha e que possa ser útil.

 

Algumas igrejas realizam trabalhos humanitários e você pode sentir-se interessado em juntar-se a eles. As possibilidades de participar são infinitas e você não precisa fazer muito, pois um pouco de bondade é sempre melhor do que nada.

 

Faça o que puder e o que seu coração lhe diz que será importante fazer. Não se sinta pressionado a fazer coisas apenas porque sente algum tipo de dor na consciência, o melhor efeito da bondade é quando ela é espontânea.

Vilmar Castro - Análise Digital

RGE Campinas
Postado por: RGE Campinas
Publicado em: 16/05/2018

A Rede Global do Empreendedorismo acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói no Brasil.

Você também pode gostar destes artigos

08/01/2019

O Founder Institute Campinas realizará uma mesa-redonda dedicada ao tema “Empreendedorismo Feminino“, no dia 17 de janeiro, quinta-feira, às 18h30, na Facamp. A mesa-redonda será conduzida por quatro mulheres de diferentes segmentos. […]

18/12/2018

Conheça a trajetória do fundador da Webmotors e da ZFlow, Sylvio Alves de Barros Netto 1. Como você começou a empreender?   Comecei a minha carreira como estagiário na GM […]

28/11/2018

VOCÊ ABRIU A SUA EMPRESA… mas seu contador disse que você precisa optar por um regime de tributação …. poxa …. mais uma decisão que você precisa tomar, claro, com ajuda […]