Pular para o conteúdo

Planejamento de sucessão? Essa não será uma tarefa fácil

Aqui é o lugar > Blog > Sucessão > Planejamento de sucessão? Essa não será uma tarefa fácil

A sucessão familiar significa dar continuidade a um sonho estabelecido anteriormente pelos fundadores. Entretanto, viver o crescimento de uma empresa e presenciar a necessidade do fôlego da sucessão realmente não é fácil. As dificuldades geralmente se tornam evidentes na medida em que as ideias oriundas do sucessor surgem. Há algumas regras que sugerem para amenizar todo o processo, por exemplo. Porém, é muito difícil incutir novos processos ou meios de trabalhos em algo que um dia deu certo ou estava dando certo.  

 

No Brasil, a vida média é de nove anos. Depois disso, apenas 30% das empresas familiares vão passar o comando para a segunda geração e 5% passarão para a terceira (SEBRAE, 2012). Para fazer parte dos 30%, você precisa ter muito jogo de cintura. O sucessor precisa entender os valores da empresa e querer fazer parte do sonho dos empreendedores iniciais.

Veja as três dicas abaixo para entrar nesse processo com mais consciência das etapas pelas quais você vai passar: 

 

Saiba ouvir quem veio antes de você 

 

Já dito no texto anterior, o fundamental é ter respeito pelas ideias iniciais. Dessa forma, as inovações, por mais árduas, vão ganhando força internamente. Por mais que penoso, após algum tempo, se os processos sugeridos são de fato bons, eles vão ganhando força frente aos colaboradores, fornecedores e parceiros. 

 

Não seja afobado 

 

A grande dificuldade que o empreendedor sucessor geralmente passa é a ânsia do imediatismo. Aquela vontade de ver seus projetos e ideias lançados assim que propostos. E infelizmente, não é assim que funciona, pois na grande maioria das vezes, as novas ideias não têm nada a ver com o esperado pelos fundadores.  

 

Aprenda tudo sobre a organização  

 

Via de regra, vale a pena esperar e bater de frente por seus ideais. Essa é uma forma de demonstrar competência e adquirir traquejo para o futuro empresarial. Afinal, quanto tempo pode-se levar para aprender o dia a dia de toda uma organização? Viver as batalhas diárias da sucessão faz parte do aprendizado. 

 

Vitor Ortega

SIMCO

RGE Campinas
Postado por: RGE Campinas
Publicado em: 31/01/2018

A Rede Global do Empreendedorismo acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói no Brasil.

Você também pode gostar destes artigos

04/12/2017

  No ambiente social do empreendedor sucessor, há sempre assuntos relacionados à empresa familiar e tudo o que a cerca. Por exemplo: os casos de sucesso, as dificuldades enfrentadas ao […]