Entenda porque Campinas
é o lugar certo para empreender

Campinas tem se mostrado uma das cidades mais bem preparadas para receber novas empresas.

Movimento Aqui é o Lugar

Campinas, a cidade para se empreender

Você sabia que Campinas é considerada uma das melhores cidades do País para se empreender? Pois é. Ficando atrás apenas de 6 cidades, no Índice de Cidades Empreendedoras, organizado e divulgado pela Endeavor em 2017, o nosso município desponta no cenário nacional por seu ecossistema diferenciado.

De lá para cá, desde a divulgação do ranking, muita coisa aconteceu. E para melhor. Os agentes desse movimento empreendedor uniram forças para fazer com que mais pessoas – sejam elas campineiras ou não – descubram as tantas oportunidades que a cidade lhes reserva. E, mais do que isso, percebam efetivamente que Aqui é o Lugar.

Você vai entender o porquê...

De acordo com o último levantamento divulgado pela Endeavor, Campinas assume as seguintes posições nos indicadores analisados pela pesquisa: Ambiente Regulatório (18º), Infraestrutura (4º), Mercado (7º), Acesso a Capital (20º), Inovação (7º), Capital Humano (10º) e Cultura Empreendedora (24º). Números que podem evoluir, sem sombra de dúvida, mas que a levaram ao sétimo lugar no ranking geral do Brasil.

Mas antes que você pense que tudo começou agora...

Já te adianto! Essa história é mais antiga

A nossa Campinas, que carinhosamente foi comparada e apelidada de “Vale do Silício brasileiro”, tem em seu DNA uma forte vocação para a inovação e o empreendedorismo desde muito antes de todos esses números virem à tona. Era 1887 quando era fundado aqui na cidade o Instituto Agronômico de Campinas e, com ele, o município dava seus primeiros passos na vocação para a pesquisa científica e tecnológica.

Já em 1966, um novo conceito de universidade também surgia por aqui, a partir da fundação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que desde o início de suas atividades, sob o comando do então reitor professor Zeferino Vaz, sempre esteve atenta e alinhada às demandas do setor produtivo e empresarial – vertente que a fez conquistar no ano de 2017, a posição de melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking Times Higher Education.

Além da Unicamp, há ainda outras 17 instituições de ensino superior localizadas na cidade. Uma oportunidade ímpar para que empresas recrutarem jovens talentos, que chegam até a cidade atraídos pelo centro universitário de excelência.

E é assim que começam a nascer as boas ideias...

Partindo das carteiras das faculdades e universidades, para os laboratórios dos institutos de pesquisa que aqui estão, podemos compreender como Campinas se consagra como um berço de oportunidades e tecnologias de impacto. Só em 2016, a Região Metropolitana de Campinas foi responsável pelo depósito de 315 patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Essas tecnologias, quando transformadas em produtos, processos e serviços, significam soluções de problemas reais, para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade.

E para que isso chegue às suas mãos e transforme a sua vida, empreendedores encontram em incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking, as facilidades e as conexões necessárias para tirar esses projetos do papel e fazerem as coisas acontecerem.

Mas será que todo mundo percebe o nosso ecossistema assim?

Campinas tem hoje 1,2 milhão de habitantes, moradores de uma região privilegiada, cortada por algumas das principais rodovias do país e onde está localizado o maior aeroporto de cargas brasileiro, Viracopos.

Com um polo industrial estruturado e forte, a Região Metropolitana de Campinas atrai investimentos de empresas nacionais e internacionais, além da vinda frequente de startups e empresas de base tecnológica. O que, no final, resulta em um PIB de R$ 109,9 bilhões.

E aí, você está ligado nisso tudo?

Vem com a gente. O passeio por esse ecossistema está só começando. Descubra nesse portal as experiências de empreendedores e empresários que começaram aqui e hoje estão no mercado global, competindo com gente grande e comprovando que Campinas, realmente, tem muito a te oferecer.

Aqui é o lugar.