Conheça mais sobre
o movimento Aqui é o Lugar

Queremos com o movimento, reforçar e conscientizar a todos que Campinas é atualmente um dos melhores destinos do Brasil para empreender.

Movimento Aqui é o Lugar

História

Você sabia que Campinas é uma das melhores cidades para se empreender no Brasil, de acordo com o ICE (Índice das Cidades Empreendedoras), organizado pela Endeavor?

Quem conhece, sabe. Campinas é uma cidade mente aberta, atenta à inovação, com muita gente capacitada e mão na massa. Campinas está aberta para receber os empreendedores e, principalmente, ajudá-los. Campinas é a cidade para se empreender no Brasil.

Universidades de ponta, institutos de pesquisa, órgãos de apoio e incentivo, berço de startups, polo industrial e recursos humanos capacitados à disposição para dar suporte aos empreendedores que querem nascer nesse ambiente que respira a inovação.

Juntando todo mundo nessa onda, a RGE (Rede Global do Empreendedorismo) chegou a Campinas em agosto de 2015. Esse movimento nasceu fora do Brasil, em 2007, pelo, à época, primeiro ministro britânico, Gordon Brown, e pelo presidente, Carl Schramm, da Kauffman Foundation. E hoje está presente em 170 países e com 24 comitês locais só no Brasil.

A RGE acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói. Por isso, a RGE Brasil tem o objetivo de contribuir para criar um ambiente em que essas pessoas se sintam convidadas a empreender e a encontrar as condições mais favoráveis para os seus negócios prosperarem.

Se hoje somos a maior rede do mundo é graças ao apoio dos mais de 5 mil parceiros que organizam milhares de atividades e programas em todo o território nacional.

Formam o Conselho da RGE algumas das grandes referências nacionais do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Artemísia, Anprotec, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae.

Equipe envolvida

O Comitê de Campinas da RGE vem trabalhando para atingir a missão de conectar LÍDERES que MOBILIZAM a sociedade para TRANSFORMAR o ecossistema EMPREENDEDOR brasileiro. Hoje, contamos com mais de 50 participantes, dentre Universidades, Centros de Pesquisa, Empreendedores, Aceleradoras, Poder Público e Entidades Representativas.

Temos nos destacado perante a rede nacional ao alcançar resultados tão positivos no ICE (Índice de Cidade Empreendedoras) da Endeavor, e por nossas ações efetivas em prol do empreendedorismo.

O ICE analisa 32 cidades brasileiras, sendo estas em sua maioria capitais, e faz um levantamento a respeito das melhores cidades para se empreender. Em 2015, ficamos na quinta colocação e a primeira cidade não-capital a ter um resultado tão positivo. Em 2016, fomos ainda melhores: ficamos na 3º posição do ranking, apenas atrás de São Paulo e Florianópolis, respectivamente. E visando subir a nossa classificação e mostrar para a população de Campinas esses resultados tão proeminentes, a "Campanha, Aqui é o Lugar" foi criada.

Gostaram desse histórico? Então venha fazer parte desse movimento. "Campinas, Aqui é o Lugar" e todo mundo precisa saber disso para construirmos, juntos, uma cidade cada vez mais empreendedora. Contamos com vocês!

Conheça os parceiros do Aqui é o Lugar

Veja a lista completa das empresas que acreditam no maior
movimento empreendedor de Campinas.

Parceiros da campanha “Aqui é o Lugar”

Patrocinadores da campanha “Aqui é o Lugar”

Apoiadores da campanha “Aqui é o Lugar”

Carlos Bassan, Cecilia Rubira, Claudinei Alves, Go for It, Jose Azarite, Juliana Ewers, Juliano Cortez, Marcelo Campos, Maria Luiza Azzoni, Mariana Zanatta, Nathalia Andrade, Raul Cardoso, Renato Fontana, Ricardo Bressan, Ricardo Sonati, Rosana Jamal, Saulo Arruda,Thiago Mac Knight.

Patrocinadores do comitê Campinas da Rede Global do Empreendedorismo

Mantenedores do comitê Campinas da Rede Global do Empreendedorismo

Apoiadores do comitê Campinas da Rede Global do Empreendedorismo