Pular para o conteúdo

Tipos de softwares de gestão para alavancar sua empresa

Aqui é o lugar > Blog > Dicas > Tipos de softwares de gestão para alavancar sua empresa

 

Hoje em dia o mercado está lotado de diversos tipos de softwares, como CRM, ERP, gerenciador de projeto, gerenciador de tarefas, help desk e muitos outros. Você sabe o que faz cada um deles? E será que sua empresa se beneficiaria implantando um ou outro?

Neste post, você vai ver um resumão sobre os tipos de softwares mais utilizados para entender os benefícios de cada um, identificar qual ainda não usa e que poderá utilizar.

ERP

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning - traduzido ao pé da letra, o nome significa “Planejamento dos recursos da empresa”. Trata-se de um software de gestão completo: nele estarão todas as informações necessárias para as tomadas de decisões da organização.

É responsável por gerenciar todas as atividades diárias de uma empresa, do administrativo ao operacional. Com ele também é possível evitar retrabalho, por exemplo: uma vez que a venda é feita, todas as informações relacionadas a estoque e contas a receber são alimentadas. Da mesma forma, quando é comprado algo, o estoque e o contas a pagar também são alimentados, evitando a perda de informações e tempo.

CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português. O termo se refere a um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias de negócio focadas no cliente.

Todas as empresas podem usar um software CRM para analisar e gerenciar interações, aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes, otimizar a rentabilidade e antecipar suas necessidades e desejos.

Nesse tipo de sistema ficam reunidas todas as informações de clientes atuais e potenciais, assim como dados sobre o processo de venda, dando informações da taxa de conversão, número de prospects e muito mais.

Help Desk/ Softwares de atendimento a clientes

São softwares criados para melhorar o atendimento ao cliente, centralizando diversos canais de atendimento em um só (E-mail, Chat, Telefone, Redes Sociais, etc). Os clientes que entrarem em contato com você são automaticamente incluídos dentro da plataforma, assim a empresa consegue gerenciar todas as solicitações sem deixar de responder ninguém.

Também são usados por empresas que prestam algum tipo de suporte, onde o cliente consegue deixar sua solicitação de atendimento através de um dos meios citados acima ou através de um portal criado para esse tipo de empresa.

Gerenciador de Projetos

Nesse software é possível controlar seus projetos: desde a equipe envolvida, os prazos de entrega, as tarefas que devem ser realizadas por cada um, o custo de cada tarefa e o custo final do projeto. Você também consegue ter o controle de tempo de cada membro sobre cada tarefa, gerindo o tempo de conclusão do projeto.

Gerenciador de Tarefas

Esse tipo de software permite gerenciar as tarefas, o que é realmente muito útil, e com ele é possível gerenciar também as equipes. Assim, é possível mensurar o tempo investido em cada projeto, deixar as prioridades claras e tornar as relações de trabalho mais transparentes, além de avaliar o desempenho dos colaboradores.

Gerenciador de RH

Nele é possível colocar todas as informações referentes aos colaboradores da empresa. Controlar os holerites, férias, solicitação e aprovação de ausências em tempo real, gestão unificada dos benefícios, relatórios demográficos e indicadores de RH, dentre outras funcionalidades que darão mais autonomia a sua equipe de RH.

Software para Fidelização de Clientes

Esse software te ajudará muito, especialmente se você for do setor de varejo. Cada desenvolvedor cria um sistema de fidelização diferente, mas basicamente o escopo de todos é o mesmo: criar ações que fidelizem seus clientes, como por exemplo um sistema de pontos, no qual seu cliente compra e ganha pontos que podem ser trocados por produtos/ serviços que você escolher.

Além disso, alguns softwares ainda enviam pesquisas de satisfação após a compra, identificando os clientes satisfeitos e insatisfeitos e gerando relatórios com histórico de compras, com possibilidade de criação de campanhas de marketing.

BI (Business Intelligence)

O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de análise, organização, coleta, monitoramento e compartilhamento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Em suma, é um software que transforma uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

Esses são softwares que disponibilizam informações em tempo real sobre como estão as diversas áreas da empresa. Imagine um grande dashboard com todas as informações importantes e relatórios personalizados de acordo com a necessidade da informação que você precisa.

Marketing Digital

Plataforma em que é possível gerenciar seu SEO, landing pages, e-mails marketing, monitoramento de leads, todas as suas mídias sociais e muito mais. Serve para todos as empresas que querem gerenciar ou aumentar o seu processo de marketing digital, reunindo todas as informações em um só lugar.

 

Esses foram alguns tipos de software que todas as empresas podem ter, é preciso só analisar qual se enquadra melhor com a sua empresa para alavancá-la ainda mais! Acreditamos que pessoas melhor direcionadas, com uma gestão de qualidade, têm maiores chances de crescimento.

 

Melina Pavan

Cofundadora da Buscarapp

RGE Campinas
Postado por: RGE Campinas
Publicado em: 12/11/2017

A Rede Global do Empreendedorismo acredita que o Brasil pode se transformar em uma referência mundial no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Mas, apesar de ¾ da população afirmarem que prefeririam abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda é visto como coisa de super-herói no Brasil.

Você também pode gostar destes artigos

08/01/2019

O Founder Institute Campinas realizará uma mesa-redonda dedicada ao tema “Empreendedorismo Feminino“, no dia 17 de janeiro, quinta-feira, às 18h30, na Facamp. A mesa-redonda será conduzida por quatro mulheres de diferentes segmentos. […]

18/12/2018

Conheça a trajetória do fundador da Webmotors e da ZFlow, Sylvio Alves de Barros Netto 1. Como você começou a empreender?   Comecei a minha carreira como estagiário na GM […]

28/11/2018

VOCÊ ABRIU A SUA EMPRESA… mas seu contador disse que você precisa optar por um regime de tributação …. poxa …. mais uma decisão que você precisa tomar, claro, com ajuda […]